Cine Bairro


11 filmes percorrem 8 bairros distintos da cidade de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú tendo por objetivo a formação de público e o acesso a filmes independentes e de qualidade aos moradores dos bairros periféricos das cidades fronteiriças.


11 películas recorren ocho barrios distintos de la ciudad de Foz do Iguaçu y Puerto Iguazú teniendo como objetivo la formación de público y el acceso a películas independientes y de calidad a los moradores de los barrios periféricos de las ciudades fronterizas.

A Bailarina

(Brasil, Rio Grande do Sul, 2016, 3 min) Direção: Lucas Argenta

Na expectativa de encontrar uma nostalgia ao rever objetos de seu passado, uma menina encontra uma caixinha de música que a envolve em um sonho de infância não realizado, de se tornar uma Bailarina.

A la espera de encontrar una nostalgia al revisar objetos de su pasado, una niña encuentra una cajita de música que la envuelve en un sueño de infancia no realizado, de convertirse en una bailarina.

João & Maria

(Brasil, Paraná, 2016, 25 min) Direção: Eduardo Baggio

O viúvo João declara sua solidão em um programa radiofônico e encontra Maria, mulher recém-separada que anseia por uma nova vida a dois.

El viudo João declara su soledad en un programa radiofónico y encuentra a María, mujer recién separada que anhela por una nueva vida a dos.

Lua em Sagitário

Márcia Paraíso (Brasil) (LONGA METRAGEM) 14 anos

Ana tem 17 anos e vive em uma pequena cidade na fronteira do Brasil com a Argentina. É lá que conhece e se apaixona por Murilo, que nasceu e cresceu em um assentamento da reforma agrária. Esse amor a faz fugir na aventura de cruzar o estado para participar de um festival musical.

Ana tiene 17 años y vive en una pequeña ciudad en la frontera de Brasil con Argentina. Es allí que conoce y se apasiona por Murilo, que nació y creció en un asentamiento de la reforma agraria. Este amor la hace huir en la aventura de cruzar el estado para participar en un festival musical.

Luiz

(Brasil, São Paulo, 2017, 16 min) Direção: Alexandre Estevanato

Luiz é uma daquelas doces crianças que tem olhos de ver, vê pureza, vê bondade, vê o mundo com inocência, vê até um amigo imaginário! Junte-se a eles nessa delicada aventura e descubra o que há de bom na vida. E você, tem olhos de criança?

Luiz es uno de esos dulces niños que tiene ojos de ver, ve pureza, ve bondad, ve el mundo con inocencia, ve ncluso un amigo imaginario. Únete a ellos en esta delicada aventura y descubre lo que hay de bueno en la vida. ¿Y tú, tienes ojos de niño?

Meninos e Reis

(Brasil, Ceará, 2016, 16 min). Direção: Gabriela Romeu

No reisado, um dos folguedos mais populares do Cariri cearense, crianças aprendem a jogar espada com destreza e meninas crescem como rainhas.

En el reisado, uno de los folguedos más populares del Cariri cearense, los niños aprenden a tirar espada con destreza y las niñas crecen como reinas.

O Bagre de Bolas

(Brasil, Goiás, 2017, 5 min) Direção: Luiz Botosso e Thiago Veiga

Um bagre esfomeado confunde uma bola de basquete infantil que se encontrava boiando no rio com sua refeição, e tenta comê-la. Esta acaba presa em sua boca impossibilitando o bagre, além de voltar a se alimentar normalmente, de permanecer debaixo d´água.

Un bagre hambriento confunde una bola de baloncesto infantil que se encontraba flotando en el río con su comida, e intenta comerla. Esta termina atrapada en su boca imposibilitando el bagre, además de volver a alimentarse normalmente, de permanecer bajo de agua.

O Pequeno Pé Grande

(Brasil, Brasília, 2016, 15 min) Direção: Leo Bello

O Pé Grande é capturado na floresta e jogado na cidade, onde tem uma relação com uma mulher. Do fruto desse encontro nasce 'O Pequeno Pé Grande': um menino peludinho, diferente de todas as crianças, e que não consegue se encaixar na sociedade.

El pie grande es capturado en el bosque y jugado en la ciudad, donde tiene una relación con una mujer. De la fruta de ese encuentro nace 'El Pequeño Pie Grande': un niño peludo, diferente de todos los niños, y que no consigue encajarse en la sociedad.

Peleja no Sertão

(Brasil, Ceará, 2016, 15 min) Direção: Fabio Miranda

Um grupo de sertanejos viajam em seu pau de arara. Um acidente os força a irem caminhando. No caminho eles se deparam com uma criatura assassina e são perseguidos por ela.

Un grupo de sertanejos viajan en su camión “pau de arara”. Un accidente los fuerza a ir caminando. En el camino ellos se enfrentan a una criatura asesina y son perseguidos por ella.

Pequenos Animais Sem Dono

(Brasil, Rio de Janeiro, 2016, 13 min) Direção: Maju de Paiva

Olivia e Arthur têm dez anos e passam seus dias fora de casa. Vagam pelo condomínio, ouvem música e sonham com algum lugar longe dali. O dia em que Olivia descobre um gato sem dono no mato é o primeiro passo de uma jornada de perda da inocência.

Olivia y Arthur tienen diez años y pasan sus días fuera de casa. Vagan por el condominio, oyen música y sueñan con algún lugar lejos de allí. El día en que Olivia descubre un gato sin dueño en el bosque es el primer paso de una jornada de pérdida de la inocencia.

Sai da Frente

(Brasil, São Paulo, 2017, 3 min) Direção: Artur Bry

Era mais um dia normal na Rotina de George. No meio do seu caminho se depara com Dona Filó, uma velhinha toda arrumadinha, corcundinha, com sua bengala, tomando toda calçada, andando com muita dificuldade impedindo seu caminho. Como será que George vai sair dessa?

Era un día normal en la rutina de George. En medio de su camino se encuentra con Doña Filó, una viejita entera, corculla, con su bastón, tomando toda calzada, caminando con mucha dificultad impidiendo su camino. ¿Cómo va a salir de eso?

Sentido

(Brasil, Paraná, 2016, 21 min) Direção: Darlan Weiss

Um personagem fantástico e surpreendente vai se deparar com as dificuldades da vida cotidiana e nos conduzirá a reavaliar nossos valores e atitudes inconscientes.

Un personaje fantástico y sorprendente se enfrentará a las dificultades de la vida cotidiana y nos conducirá a reevaluar nuestros valores y actitudes inconscientes.